18
07


 

James Bay esteve na Suíça para tocar no Gurtenfestival (17) e teve uma conversa – de músico para músico – com a Romaine Muller, a cantora novata que estava para tocar em seu primeiro festival. O encontro foi um pouco antes do James subir ao palco e você confere a entrevista traduzida logo abaixo;

 

James: Oi! Como você está?

Romaine: Oi, obrigada. Bom, estou um pouco nervosa.

James: Isso é legal. E este, talvez, é o lugar mais bonito que eu já toquei. É emocionante.

Romaine: Sério? Quando você chegou?

James: Ontem. Chegamos de Portugal. Quando olhei pela janela, esta manhã, eu não acreditava no que via. Que vista! 

Romaine: Eu tenho algumas perguntas. Estou interessada no início de sua carreira. Onde foi que tudo começou? Digo, quando você finalmente decidiu se tornar um músico?

James: Você é musico, também?

Romaine: Sim.

James: Quando eu tinha onze anos, eu decidi que eu queria tocar guitarra. Eu aprendi e descobri que era a coisa mais legal do mundo. Eu queria provar a mim e ao mundo que eu podia tocar guitarra. Eu me lembro quanto obsessivo eu era… Mas me lembro também que uma vez perdi o interesse, não sei por  quê… Mas sabe, música é isso, é ser paciente. risos

Romaine: Sim. Exatamente.

James: Aí eu quis fazer um progresso.

Romaine? Então você compôs suas próprias coisas?

James: Sim! Todas músicas são compostas por mim.

Romaine: Quantos anos você tinha quando começou a escrever?

James: 13 ou 14 anos, talvez. Eu estava interessado em ouvintes. Queria que todos ouvissem minhas músicas. E eu quis tentar…

Romaine: Onde você tocou pela primeira vez?

James: Foi em um pub.

Romaine: Tinha quantas pessoas lá?

James: Talvez 10, 20… Não lembro.

Romaine: Mas você já tinha suas próprias canções?

James: Era mais covers na época. Eu não tinha meu próprio material, como muitos. Mas eu adorava tocar música… E isso foi evoluindo ao longo do tempo. Eu dizia que não queria um ‘emprego’ real e aí comecei a tocar.

Romaine: Isso é engraçado. Sempre que falo: “Um emprego de verdade” as pessoas me perguntam: ‘Mas o que seria um emprego de verdade?” risos Você já trabalhou?

James: Ah, sim… Já trabalhei em alguns bares, mas era difícil. Você sempre tem que estar atento… Mas meu chefe me apoiou e deixava eu sair no sábado para tocar. risos

Romaine: E quem mais te apoiou?

James: Minha família e meus amigos. As pessoas que sempre acreditaram em mim. Meus pais queriam saber como eu iria ganhar dinheiro, mas isso demora um tempo… Você precisa trabalhar muito pesado e ter fé. As vezes é necessário ter um pouco de arrogância e um certo orgulho.

Romaine: Certo. Orgulho. Isso é necessário mesmo. Quando você vê certas coisas, você fica pensando: “Mas que merda é essa?”. Mas aí você tem que se olhar e pensar: “Eu sou boa, não importam o que digam!”

James: Sim. Isso me ajudou muito… Aos 21 anos eu trabalhava num bar e aos 22 eu tinha um manager e um contrato, mas acho que não suportaria muita coisa se não fosse esse pensamento.

Romaine: Então, aos 21 você já tinha tudo meio que planejado?

James: Pode se dizer que sim. Sabe, quando me sento e olho pra tudo, sei que amo o que faço… Amo fazer musica. Se tiver 30 pessoas numa sala e uma só gostar da minha música é o suficiente pra mim. É tudo o que eu preciso pra seguir em frente.

Romaine: Bom, John Newman estará tocando em um dos palcos principais… É verdade que você já o apoiou?

James: Sim, por um tempo.

Romaine: Seu primeiro álbum se chama ‘Chaos and The Calm’, o que o inspirou para por este título no álbum?

James: Eu queria uma coisa que refletisse o sentimento de todas as músicas… Tem uma coisa de fuga para o ‘caos’ e uma certa calma depois…

Romaine: Certo. É preciso muito caos e muita calma e descanso. Um segue o outro.

James: Sim, igual uma turnê. risos  

Romaine: Você fica nervoso antes do seus shows?

James: Um pouco.

Romaine: O público é do bem! risos

James: Sim! risos

Romaine: Foi um prazer conversar com você, James. Obrigada!

A matéria original você confere clicando aqui.


continue lendo
James Bay Brasil 2019 | layout criado e desenvolvido por Lannie D. | Hosted by Flaunt | Visitas: | Online: